Saúde

Intolerância à lactose: é permitido comer!


A intolerância à lactose não é uma invenção deste século, e sim, um distúrbio digestivo que passou a ser reconhecido e socializado com mais propriedade. Entenda aqui o que é a intolerância à lactose, seus sintomas, causas e como é feito o diagnóstico.


O que é a intolerância à lactose?


A lactose é o açúcar do leite, em termos técnicos, é um hidrato de carbono formado por galactose e glicose. Estima-se que 75% da população mundial sofre de intolerância à lactose, um distúrbio digestivo em que os portadores têm dificuldade parcial ou total de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados.


Quais as causas da intolerância à lactose?


A enzima digestiva lactase é o grande ?x? da questão. Ela é a responsável pela quebra da lactose no sangue, tornando mais fácil a digestão do açúcar. Quando há a falta ou quantidade insuficiente de lactase no organismo, o açúcar chega inalterado ao intestino grosso e se acumula.


As bactérias que produzem o ácido lático e os gases, fermentam a lactose acumulada, gerando uma maior retenção de água, ocasionando diarreia, inchaço e dores abdominais. Essa é a face da intolerância à lactose.


Saiba os principais sintomas da intolerância à lactose


Dor no abdômen, arroto, diarreia, gordura nas fezes, inchaço, indigestão, náusea, dores de estômago ou flatulência, são os sintomas mais recorrentes do distúrbio.


Tigela com iogurte e outros derivados do leite, onde pessoas com intolerância à lactose não podem consumir


Não confundir alergia com intolerância


Sempre tem aquele dia que a gente exagera no leite condensado, no queijo ou no próprio leite de vaca, dependendo do organismo, o consumo do alimento pode causar em algumas pessoas mais sensíveis os mesmos sintomas da intolerância. Então muita calma nessa hora, a melhor maneira de descobrir se você é intolerante é procurar um especialista, mas existem alguns testes que você mesmo pode fazer.


Será que você é intolerante?


Consultar um médico é essencial, mas existem alguns procedimentos que você pode fazer para pôr à prova a intolerância, um deles é a exclusão alimentar.


Exclusão alimentar
Se você suspeita que é intolerante à lactose, você pode fazer um teste de observação: normalmente, os sintomas do distúrbio aparecem logo após o consumo do leite e seus derivados. Experimente ficar sete dias sem consumir alimentos com lactose. Caso, durante esse período você não apresente nenhum sintoma da intolerância, faça um teste, tome um pouco de leite e espere para ver como seu organismo reagirá.


Se os sintomas voltarem, é provável que você seja intolerante à lactose, então o próximo passo é procurar um especialista.


Não sofra, diversifique sua dieta


O cardápio de quem sofre com o distúrbio digestivo ligado ao déficit de lactase no organismo, pode ser incrementado com a adoção de frutas, verduras e legumes. Além de sucos diversos, carnes vermelhas, frango e peixes.


Fonte: Unimed Fortaleza (unimedfortaleza.com.br)

« Voltar