Saúde

Como Melhorar a Saúde do Intestino


microbiota intestinal constitui em um conjunto de microrganismos que estão presentes no intestino e cuja composição varia ao longo do trato-gastrointestinal e entre o lúmen e mucosa intestinal. O trato gastrointestinal é um órgão estéreo ao nascimento, adquirindo microrganismos logo após o parto. Dentre suas principais funções, destacam-se a imuno-modulação, contribuição nutricional e resistência à colonização por bactérias patogênicas. Sofre alterações por fatores externos e internos como meio ambiente, antibicoterápicos, alimentação, sistema imunológico, genético, probióticos e prebióticos.


A microbiota intestinal é um ecossistema que age de forma simultânea e mútua com as células do hospedeiro por um processo de simbiose, no qual nenhum dos dois é prejudicado. O equilíbrio pode ser mantido por meio de uma alimentação sistemática rica em probióticos e prebióticos e o consumo adequado de água.


Os probióticos são microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde intestinal. As espécies de Lactobacillus Bifidobacterium são os mais usados como probióticos. As formas mais comuns de apresentação dos probióticos são os produtos lácteos e os alimentos fortificados. Mas também existem no mercado comprimidos, cápsulas e sachês contendo essas bactérias.


Os prebióticos são frutoologosacarídeos (FOS), a pectina, as ligninas e a inulina. Os (FOS) frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cereais integrais como a cevada, aveia e trigo. Caso seja necessário, tem suplemento a base de prebióticos, para ser adicionado na alimentação diária.


Fonte: https://blog.enutri.com.br/alimentacao/como-melhorar-a-saude-do-intestino/

« Voltar